Niken, a moto de 3 rodas da Yamaha

Fala aí, galera motociclista! 

Esta matéria tem uma novidade: ela tem versão em vídeo, também, no Youtube. O link encontra-se no final do artigo, se preferir assistir, ao invés de ler, é só clicar. 


A Yamaha parece querer antecipar o futuro, com o lançamento da motocicleta que poderia estar nas cenas de Blade Runner: a Niken, a primeira alta cilindrada de três rodas do mundo.




Antes, tal modelo foi apresentado em scooters, começando com a Piaggio, na Itália. Depois, veio a Yamaha Tricity, também uma scooter de 3 rodas. A Piaggio fez e ainda faz muito sucesso na Europa, devido ao seu conforto, beleza e praticidade.

Agora, com o lançamento da Niken, revelada no Salão de Toquio 2017, a Yamaha aposta em um mercado, podemos dizer, elitizado, que vem aumentando gradativamente. 

Em relação aos dados técnicos da moto, ela possui um motor de 847 cc, derivado da MT-09, refrigerada a líquido, cabeçotes DOHC, 3 cilindros em linha e 12 válvulas. Oferece 6 marchas e sua transmissão é por corrente. 

A moto promete mais estabilidade e segurança, segundo o fabricante, ainda mantendo a inclinação desejada e necessária nas curvas. Isso é o que difere a Niken dos triciclos, por exemplo, que não possuem inclinação. Isso em termos técnicos, já que a moto é bem diferente de um trike, a começar pela distância entre as rodas dianteiras, que é menor na Niken. 




Entre outros mimos, a Niken já sai de fábrica com seletor de modo de pilotagem D-Mode System, desenvolvido pela Yamaha, que permite ao piloto escolher o comportamento do motor de acordo com a ocasião ou local onde está pilotando. A Niken inclui um sistema de controle de cruzeiro, denominado YCC-T, que oferece ao piloto selecionar ou ajustar um parâmetro de velocidade de cruzeiro em viagens mais longas, tornando-as mais confortáveis possível. Isso, sem nos esquecermos que estamos falando de uma moto de 3 rodas.

Seu painel de instrumentos é hightech e conta com um display LCD de alto-contraste, que oferece uma visão clara das informações, como: velocímetro, odômetro, controle de tração e D-Mode, combustível, autonomia e outras informações.

Por enquanto, a Yamaha só está recebendo cadastros de propensos compradores, o que pode ser feito por meio do site da empresa. Nas lojas - e isso não quer dizer no Brasil - ela só estará disponível a partir do segundo semestre de 2018. Para os mais apaixonados, o jeito, meu amigo, é ficar ao lado de Jó, servindo-se de um chá de paciência. 






Link para o vídeo:




Comentários

Postagens mais visitadas